5 Parábolas mais impactantes de Jesus na Bíblia

Foto do autor

Por João Paulo Andrade

Alguns dos melhores mestres são aqueles que contam histórias.

As histórias contadas por Jesus são mais de quarenta. Essas histórias são conhecidas como as parábolas de Jesus. Não vamos abordar todas elas hoje, pois existem livros inteiros dedicados a esse tema.

Em vez disso, vamos abordar algumas das parábolas mais conhecidas, assim como aquelas que possuem significados especiais para os novos crentes.

Essas parábolas demonstram o grande amor que Deus tem por seus filhos. Elas pintam uma bela imagem em nossas mentes do relacionamento íntimo que Deus deseja ter conosco.

5 Parábolas mais impactantes de Jesus

Jesus ensinava por meio de parábolas

Bons professores sabem que histórias envolvem a mente e as emoções dos alunos, ajudando-os a compreender assuntos mais complexos.

Sendo o mestre dos mestres, Jesus usava histórias, ou parábolas, para ajudar as pessoas a entender questões espirituais por meio de ilustrações do cotidiano, algo com o qual elas já estavam familiarizadas.

As parábolas de Jesus também eram usadas para despertar o interesse daqueles que realmente desejavam seguir a Deus. Mas para aqueles que não se interessavam por questões espirituais, as histórias passavam de uma orelha e saíam pela outra.

Quais são as parábolas mais importantes de Jesus?

Muitas pessoas consideram as seguintes como as parábolas mais importantes de Jesus:

O Bom Samaritano (Lucas 10:30-37)
O Filho Pródigo (Lucas 15:11-32)
Essas são provavelmente as parábolas mais conhecidas e famosas. Mas eu incluiria mais algumas como sendo importantes para os novos crentes.

A Ovelha Perdida (Mateus 18:12-14, Lucas 15:3-7)
A Moeda Perdida (Lucas 15:8-10)
A Parábola do Semeador e os Tipos de Solo (Marcos 4:3-8, 15-20)

Essas não são apenas histórias simples. Elas estão cheias de lições espirituais valiosas. Elas nos ajudam a entender melhor a vida eterna e os mistérios do reino dos céus.

Quando estamos abertos ao significado das parábolas, percebemos que elas têm aplicações em nossas vidas diárias, à medida que enfrentamos diferentes desafios e emoções. Algumas servem para nos confortar. Outras nos ajudam a entender nosso valor e importância. Todas possuem um significado celestial, pois revelam o coração de Deus.

5 Parábolas de Jesus para Novos Crentes

Essas histórias curtas comunicavam mais para o público original do que talvez comuniquem para nós hoje.

As pessoas da época de Jesus estavam muito familiarizadas com as práticas agrícolas, que faziam parte do seu cotidiano.

Hoje em dia, um estilo literário como esse mantém as pessoas engajadas, pois elas conseguem compreender melhor a mensagem do autor e as lições morais que ele desejava transmitir.

Como novos crentes, queremos garantir que estamos nos apaixonando por Jesus. É por isso que algumas dessas parábolas têm imagens incríveis que podem capturar nossos pensamentos e emoções.

O significado das palavras de Jesus é rico na mensagem divina de graça, compaixão e amor. Cada parábola é uma história simples, mas repleta de verdades divinas.

Parábola da ovelha perdida

Parábola da ovelha perdida
Parábola da ovelha perdida / Imagem: Amanda Salles por O Pregador de Cristo

De todas as parábolas de Jesus, provavelmente essa é a que mais me toca.

Jesus é chamado de o “Bom Pastor”. Por quê? Porque nós, assim como as ovelhas, frequentemente nos perdemos, nos afastamos do caminho e acabamos em situações difíceis das quais não conseguimos sair.

Jesus se preocupa até mesmo com uma única ovelha perdida. Ele não se preocupa com as 99 que estão seguras no aprisco. Elas estão protegidas. Mas a que se perdeu está vulnerável, exposta aos perigos e predadores. Isso reflete o imenso amor de Jesus por cada um de nós, mostrando que Ele nos busca e nos resgata, mesmo quando achamos que estamos longe ou esquecidos.

Então, se a ovelha caísse em um abismo ou ficasse presa nos arbustos, o bom pastor sabia exatamente o que fazer. Seu cajado, com uma ponta curva, podia alcançar os espinheiros e puxar a ovelha para fora. Ele também podia usá-lo para alcançar o fundo do abismo e levantar a ovelha para um lugar seguro.

Frequentemente, as ovelhas perdidas acabam se machucando. É quando o pastor as pega e as carrega em seus ombros. A imagem de Jesus me carregando em Seus ombros é algo emocionante. Ser levantado para a segurança e suavemente carregado é uma cena de grande ternura e cuidado. Ela reflete o amor imensurável de Jesus por nós, sempre disposto a nos resgatar e nos proteger, não importa onde estivermos.

O Filho Pródigo (ou filha pródiga)

A filha pródiga volta para casa
A filha pródiga volta para casa para seu amado pai / Imagem: Amanda Salles por O Pregador de Cristo

Você já fez algo que sabia ser errado e temeu enfrentar a pessoa que feriu? Deve ter sido assim que o filho pródigo se sentiu.

A história é sobre um filho mais novo, arrogante, que queria fazer as coisas do seu jeito, exigiu sua herança mais cedo e desperdiçou tudo o que seu pai lhe deu.

Quando o filho pródigo voltou para casa, sentindo-se humilhado, o Pai estava esperando por ele de braços abertos.

Que linda imagem de amor e perdão. O Pai envolveu seu filho em seus braços e o acolheu de volta em casa.

Além disso, o Pai não fez com que o filho tivesse que ir até o fim do caminho para experimentar aceitação. O pai correu ao encontro dele onde ele estava.

Deus não espera que limpemos nossas vidas antes de irmos até Ele. Ele corre ao nosso encontro onde estamos. Quando somos trazidos de volta ao lugar onde pertencemos, então o processo de restauração começa.

Eu fico tão feliz por Deus me amar exatamente como eu sou, mas estar disposto a me ajudar a limpar a bagunça da minha vida.

Tudo o que precisamos fazer é dar o primeiro passo. E então, Jesus vai o resto do caminho.

Você conhece a Deus dessa forma, como um pai amoroso? Se o seu relacionamento com seu pai biológico não foi perfeito, quero garantir-lhe que Deus não é assim.

Parábola do Bom Samaritano

Parábola do bom samaritano
Parábola do bom samaritano / Imagem: Amanda Salles por O Pregador de Cristo

Esta é outra história emocionante por causa da imagem que ela cria. Somos representados pelo viajante que foi espancado e deixado para morrer em uma vala.

Pessoas críticas passaram ao lado, pois não queriam se envolver. Elas o viam como impuro, com medo de serem contaminadas por aquele que estava na vala.

Então, apareceu o samaritano, que com amor colocou o ferido sobre seu próprio burro e o levou para a próxima cidade, onde ele recebeu cuidados médicos e um lugar para descansar e se recuperar.

Assim como o samaritano, Jesus tem tempo para nós. Ele não tem medo de ser “contaminado” por nós. Ele nos trata com respeito e compaixão. Ele nos pega suavemente e cuida das nossas feridas. Além disso, Ele coloca outras pessoas em nossas vidas que podem nos encorajar e ajudar a atender nossas necessidades.

Moeda perdida

Esta história envolve uma moeda valiosa que foi perdida. Acredita-se que ela valia o equivalente ao salário de um ano.

A moeda representa nós. Temos um grande valor para Jesus.

Quando somos trazidos de volta para o lugar onde pertencemos, quando nos tornamos seguidores de Jesus, uma grande celebração acontece. A pessoa que reencontrou sua moeda faria questão de anunciá-la nas esquinas das ruas.

Querido filho de Deus, todo o céu se regozija por você ser trazido para a família de Deus. Você entende o quão importante você é para o nosso Pai Celestial?

A Parábola do Semeador e os Solos

Esta é uma das parábolas de Jesus que não é “fofa” nem suave. Ela está cheia de profundas verdades espirituais. É uma lembrança séria de que, embora possamos ter dito palavras de fé em Jesus, palavras não são o suficiente.

É a condição do nosso coração que determina o que acontecerá a seguir.

Palavras sozinhas não nos salvam. Veja, é preciso ir além disso. Se você não está familiarizado com esta parábola, reserve um momento para lê-la.

Os quatro tipos de solo mencionados são:

  1. Solo duro, no caminho
  2. Terreno rochoso com solo raso
  3. Solo cheio de espinhos
  4. Solo bom

Solo duro

A maioria das pessoas que lêem isso não são o “solo duro”. Veja, essas pessoas até ouvem a palavra de Deus, mas realmente não se interessam por ela. Seus corações estão duros demais.

Solo rochoso

O solo rochoso é bastante raso. Essas pessoas têm interesse no evangelho, mas não o levam a sério e não se importam com a maneira como a palavra de Deus se aplica às suas vidas. Não há profundidade em sua fé em Jesus.

Solo espinhoso

O solo cheio de espinhos poderia ser um bom solo, mas os espinhos sufocam a verdade de Deus depois que ela brota e começa a crescer. Essas são as pessoas que mostram grande entusiasmo pelo Evangelho até que a vida se torne difícil, ou até que percebam que gostam mais dos confortos e prazeres da vida do que de Jesus.

Solo fértil

O solo fértil representa as pessoas que estão dispostas a seguir Jesus, não importa para onde Deus as leve. Elas não apenas leem a Bíblia, mas também a aplicam em suas vidas. Elas levam a sério os ensinamentos de Jesus. Mesmo que ocasionalmente caiam e se desviem, o desejo profundo do seu coração é se tornar mais semelhantes a Jesus. Meu amigo, é o seu coração que Deus deseja.

Grandes multidões ouviram as mensagens de Jesus ao longo de 3 anos. No entanto, muitos não compreenderam o significado espiritual. Apenas um pequeno grupo foi transformado por elas.

Veja o artigo completo e explicativo sobre a parábola do semeador.

Uma oração das parábolas de Jesus

Querido Pai Celestial,

Sou imensamente grato por você ser o meu bom pastor. Obrigado por me procurar quando eu estava perdido e em perigo, ameaçado pelo pior predador, Satanás. Agradeço por me levantar em seus ombros fortes e me carregar quando estou espiritualmente fraco.

E como eu louvo o seu nome, Senhor, por quando eu fui pródigo, você continuou esperando pelo meu retorno. Senhor, fui tolo de muitas maneiras, mas você ainda me amou e me recebeu de volta em seus braços.

É tão curador saber que quando fui derrotado pelo maligno, você não tem medo de se contaminar com a bagunça da minha vida. Agradeço por você estar ativamente trabalhando na minha cura. Sem você, Senhor, eu realmente teria morrido no abismo do pecado ao longo da estrada da vida.

Senhor, fico maravilhado com o quanto você me valoriza. Frequentemente me esqueço de que eu valia a pena morrer por mim. Obrigado, porque o céu se alegrou quando eu escolhi te seguir e continua se alegrando toda vez que faço a escolha certa.

E agora, Senhor, peço que me ajude a ter um coração como boa terra, fértil, pronto para receber cada semente de verdade que você tem para mim em minha leitura diária. Ajude-me a crescer no fruto do seu Espírito e ser seu fiel servo. Entrego minha vida a você, Jesus.

Considerações finais sobre as parábolas de Jesus Cristo

Como um novo crente, você deve ser capaz de se identificar com pelo menos uma das parábolas de Jesus. Porém, simplesmente ter conhecimento dos Seus ensinamentos não é suficiente.

A prova de uma fé genuína está no desejo do nosso coração de fazer o que Ele quer que façamos. É o nosso compromisso sincero com as coisas espirituais que realmente faz a diferença.

Sua crença em Jesus está apenas na sua mente, ou já alcançou o seu coração? O segredo do reino de Deus está em deixar que Ele impacte as nossas vidas diárias, para que a mudança realmente aconteça.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos e espalhar essa mensagem de fé! Juntos, podemos inspirar mais pessoas a conhecerem o amor de Deus.